sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Parabéns a todas as escolas participantes da Semana de Educação Infantil.
Como não poderia deixar de ser o CIEP YURI GAGARIN também este presente ao evento, deixando sua contribuição.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Replantando vida

Numa iniciativa da CEDAE/SME, em homenagem a Rio + 20, foram distribuídas mudas de árvores a serem plantadas nas Escolas Municipais.
Em nossa U.E., o plantio foi realizado em 14/06/12, pelas turmas do 1º ano, com o auxílio das professoras Paula e Joana.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sala de Leitura

Conheçam o espaço da nossa Sala de Leitura em homenagem ao poeta russo Eugenene Evtushenko.




quinta-feira, 19 de abril de 2012

Jubileu de prata

25 anos 


2012

Ano de Comemoração dos 25 anos

de Inauguração do CIEP YURI GAGARIN

 

"Um quarto de século é uma idade bonita de se festejar, mas haverá melhor festejo do que aquele de ver, ano após ano, o resultado do trabalho feito com esmero e dedicação pelos professores que pertenceram, pertencem e pertencerão ao CIEP Yuri Gagarin. Acreditamos que esta é a verdadeira recompensa do trabalho destes valorosos profissionais que por aqui aportaram, por isso, aproveitamos esta singela mensagem para agradecer a todos os funcionários, alunos e responsáveis que tivemos o privilégio de conhecer e com quem aprendemos imensamente. A todos o nosso muito obrigado!"




"A Terra é azul"

"A Terra é azul !"



Nosso patrono: o cosmonauta russo Yuri Gagarin


Yuri e a nave Vostok-1

Um pouco de história

1961: Yuri Gagarin no espaço

Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a completar uma volta em torno da Terra no espaço, em 1h48min. Sua frase "A Terra é azul!" entrou para a história.
Gagarin em 1963
A baixa estatura havia garantido ao major da Força Aérea russa Yuri Alexeievitch Gagarin, então com 27 anos, um lugar na apertada cápsula que o levaria à órbita terrestre. Seria mais uma vitória soviética na corrida contra os norte-americanos pela conquista do espaço.
Essa corrida havia começado a 4 de outubro de 1957, com o satélite Sputnik 1. Poucas semanas mais tarde, a cadela Laica foi enviada ao espaço. Os Estados Unidos reagiram em 1958, com o envio da sonda Explorer 1 e a criação da Nasa.
Três semanas depois do feito histórico de Gagarin, os EUA enviaram o astronauta Alan Shepard como primeiro norte-americano ao espaço, só que num vôo balístico e que durou apenas 15 minutos.
Os soviéticos e seus recordes
Em maio de 1961, o então presidente John Kennedy prometeu que, até o final da década, um norte-americano pisaria na Lua. O passo seguinte foi de John Glenn, a 20 de fevereiro de 1962, com três voltas em torno da Terra.
Enquanto isso, os técnicos e engenheiros soviéticos continuavam impressionando o mundo com uma série de recordes. Em 1963, Valentina Tereshkova foi a primeira mulher no espaço sideral; dois anos depois, o cosmonauta Alexei Leonov foi o primeiro a flutuar por dez minutos fora de sua cápsula; e, no ano seguinte, o módulo Luna 9 pousou na Lua.
O cosmonauta em 1961 na cápsula Wostok

Só muito mais tarde, a comunidade internacional ficaria sabendo que o programa espacial soviético custou muito mais vidas do que se supunha. Foi o caso, por exemplo, do cosmonauta Alexander Komarov, que morreu em 1967 porque o paraquedas da Soyuz 1 não abriu na aterrissagem.
Um fim trágico
Também os Estados Unidos tiveram vítimas a lamentar. Em 1967, Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee morreram num incêndio durante os testes pré-lançamento a bordo do módulo de comando da primeira espaçonave do projeto Apollo.
Para Gagarin, a morte de Komarov significou a perda do status de cosmonauta ativo, pois a União Soviética não queria arriscar a perda de mais um herói. Depois de retornar à Terra, foi recebido por Nikita Kruchov e homenageado por todo o país. Sua segunda viagem ao espaço estava programada para 1968, mas ele não pôde mais participar.
Durante um vôo de treinamento em 27 de março de 1968, Gagarin e um companheiro sofreram um acidente fatal. Somente no aniversário de 50 anos do histórico voo de Yuri Gagarin, em 2011, o Kremlin liberou documentos sobre a misteriosa morte do cosmonauta. O acidente teria sido causado por uma manobra brusca, dizem investigadores russos.
Em 1969, o norte-americano Neil Armstrong seria o primeiro ser humano a pisar na Lua.
Karl-Heinz Lummerich/rw

quinta-feira, 22 de março de 2012

CIEP (04.10.202) YURI GAGARIN


O Centro Integrado de Educação Pública 04.10.202 Yuri Gagarin integra a Rede Municipal de Ensino  Fundamental, mantido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e administrado pela Secretaria Municipal de Educação. Foi inaugurado dia 24 de fevereiro de 1987 pelo então Governador Leonel Brizola e pelo poeta russo Eugene Evtushenko, sendo o prefeito na época, Saturnino Braga.
O nome da escola foi escolhido em homenagem ao cosmonauta russo Yuri Gagarin.
A escola está localizada na Avenida dos Campeões, s/nº- Bonsucesso, atendendo atualmente a 1609 alunos da EI ao 5º ano, Classes Especiais e PEJA.
Acreditamos que só na transformação do olhar da educação ajudaremos nossos alunos, pois uma escola democrática é aquela que garante o direito de todos na construção de conhecimentos e valores numa PERSPECTIVA CRÍTICA E TRANSFORMADORA. Na multiplicidade, buscamos unidade ao educar com qualidade crianças, adolescentes e adultos, tão distintos entre si.